domingo, 21 de abril de 2013

Senhor Presidente...

Senhor Presidente,
Minhas Senhoras,
Meus Senhores:

Perguntou alguém um dia a Sócrates «porque tinha feito uma casa tão pequena»; e o filósofo respondeu, «que bem quisera vê-la cheia de verdadeiros amigos». Esta sala é bastante grande, a quadra estival vai adiantada, convidando mais ao silêncio dos campos, ou ao bulício das ondas, do que a ouvir importunas prelecção, e por isso eu, embora tão longe de Sócrates em todos os sentidos, não posso deixar dever em V. ex.as, em todos os presentes -- amigos bem verdadeiros. E quando não tenham vindo aqui por cativante bondade para comigo, mas por interesse pelas letras -- sendo amigos das letras, meus amigos também são. muito e muito obrigado.

Início da conferência Através da poesia Inglesa, de Luís Cardim, Porto, Edição da Biblioteca do Clube Fenianos Portugueses, 1939.

Sem comentários:

Enviar um comentário