segunda-feira, 19 de outubro de 2015

microleituras


Ponto de situação do património romano no concelho, texto que serviu de base a uma exposição em 1986. O município é sobretudo rico em villae -- explorações agrícolas em torno de residências senhoriais -- "equiparável ao monte  alentejano" --, sendo as mais importantes Casais Velhos (Areia-Guincho), Alto do Cidreira (Carrascal de Alvide) e Freiria (S. Domingos de Rana). Delas se extraíram, desde as prospecções pioneiras de Francisco Paula e Oliveira, no último quartel do século XIX, objectos de uso quotidiano e aras votivas do maior interesse.
Naturalmente que nos trinta anos que se seguiram, vários e importantes foram os achados e o estudos, mas isso já não faz parte deste opúsculo.
o incipit: «Este texto foi o catálogo da exposição «Cascais no Tempo dos Romanos» que, em Agosto de 1986, esteve patente ao público no Palácio da Cidadela, em Cascais, organizada sob o patrocínio da Câmara Municipal e do Instituto Português do Património Cultural, montada pela Divisão de Artes Criativas e Montagem da Secretaria de Estado da Cultura.» («Nota prévia»)

ficha
autores: Guilherme Cardoso e José d'Encarnação
título: Cascais no Tempo dos Romanos
editora: Câmara Municipal de Cascais
ano: 1990
impressão: Ramos, Afonso & Moita, Lisboa
págs.: 16
tiragem: 500 ex.
obs.: separata da Revista de Arqueologia #1, Lisboa Assembleia Distrital, 1990. 

2 comentários: