quarta-feira, 23 de março de 2016

Maria Archer, «A última amante» - A PRIMEIRA VÍTIMA DO DIABO #4

«Os setenta anos do meu amigo José Gomes são duma elegância aprumada de eterno rapaz.» (incipit)

1 parágrafo:
«Uma garota.. Dezasseis, dezassete anos... Eu não seria o primeiro, evidentemente, mas ela ainda ressumava o viço da flor em botão, a graça do objecto por estrear... Cheirava a novo, a fresco, a vida no começo, a vitalidade sem gasto... Eu olhava e embebedava-me dessa graça, dessa frescura, desse lustro de novo, eu olhava-a e sentia-me rapaz, eu entontecia e esquecia que havia, entre nós, meio século de vida a separar-nos... Não a largava... Esperava por ela às horas da saída, na rua, parado, parado pelos portais, pelas esquinas, ridículo, velho ridículo, a julgar que fazia a mesma vista dos rapazes que esperam a saída das raparigas...» (1954)

Sem comentários:

Enviar um comentário